Existem riscos em todos os locais de trabalho, mas como você sabe quais têm mais potencial de prejudicar os trabalhadores?
Ao identificar os perigos no local de trabalho, você estará melhor preparado para controlá-los ou eliminá-los e evitar acidentes, ferimentos, danos materiais e tempo de inatividade.
Em primeiro lugar, uma etapa fundamental em qualquer protocolo de segurança é realizar uma avaliação completa dos perigos de todos os ambientes e equipamentos de trabalho.
Em uma avaliação de perigos, é importante que esta seja o mais completa possível, porque, afinal, você não pode proteger seus funcionários contra perigos que desconhece. Evite pontos cegos nos procedimentos de segurança no local de trabalho, levando em consideração essas seis principais categorias de riscos.
RISCO DE ACIDENTES
Riscos de acidentes são condições inseguras de trabalho que podem causar ferimentos, doenças e morte. Os riscos de acidentes são os riscos mais comuns no local de trabalho.
Eles incluem:
· Qualquer coisa que possa causar derramamentos ou tropeçar, como cabos correndo pelo chão ou gelo
· Qualquer coisa que possa causar quedas, como trabalhar em altura, incluindo escadas, andaimes, telhados ou qualquer área de trabalho elevada
· Máquinas desprotegidas e peças de máquinas móveis que um trabalhador pode tocar acidentalmente
· Riscos elétricos, como cabos desgastados, falta de pinos de aterramento, fiação inadequada
· Espaços confinados