A saúde ocupacional atua na prevenção de doenças no ambiente de trabalho, sendo uma área médica exclusivamente dedicada à saúde do trabalhador. Obrigatória nas empresas, pode ser realizada de forma interna ou terceirizada.
Problemas visuais, como a síndrome do olho seco e a síndrome do cansaço visual causado pelo uso de tela, também estão incluídos na saúde ocupacional e precisam ser alvos de atenção.
A Eyecare Health compreende o impacto da saúde ocular na produtividade e bem-estar. Portanto, criamos este guia para demonstrar como a saúde ocupacional influencia a vida dos colaboradores, especialmente em um dos sentidos mais importantes: a visão.
Descubra a importância da saúde ocupacional e esteja atento ao impacto dessas medidas na carreira e bem-estar dos colaboradores.
Principais aspectos da saúde ocupacional: Uma visão holística
Atualmente, a saúde ocupacional adota uma visão holística do bem-estar no trabalho. É proativa na prevenção de riscos para a saúde do colaborador de forma ampla, abrangendo aspectos físicos e mentais para alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Isso inclui a produtividade na conquista de resultados, indo além ao enxergar o colaborador não como um número, mas como uma vida humana que precisa de atenção e cuidado para se desenvolver.
Programas de bem-estar no trabalho: Investindo no capital humano
O grande ativo de uma empresa são as pessoas. Portanto, incluir atividades de saúde ocupacional, como gestão do estresse, promoção de hábitos de vida saudáveis (alimentação e atividade física), apoio emocional e ações de cuidado com a saúde mental, ajuda a criar ambientes de trabalho sustentáveis e promover a saúde a longo prazo.
A adoção abrangente de programas de bem-estar no trabalho traz benefícios tangíveis para as organizações, como aumento da produtividade, redução do absenteísmo e maior retenção de talentos. Com isso, construímos bases sólidas para o sucesso a longo prazo.
Prevenção de riscos ocupacionais: Foco na segurança e sustentabilidade
A segurança no trabalho deve ser um foco da saúde ocupacional. Identificar, avaliar e mitigar riscos no ambiente de trabalho cria um local mais seguro e sustenta a continuidade das operações ao preservar o bem-estar dos colaboradores.
Essas medidas envolvem desde a formação contínua dos colaboradores até a implementação de protocolos de segurança robustos e a adoção de tecnologias que minimizem a exposição a riscos potenciais.